vs

História do Rolex Submariner 5508 vintage

 

Quando se trata de Rolexes vintage, são as pequenas e quase invisíveis diferenças que criam valores na casa dos milhares, senão dezenas de milhares de dólares. Entre os Submarinistas, alguns modelos destacam-se e são muito valorizados tanto por entusiastas como por colecionadores. A Rolex lançou o Submariner em 1953, pelo que todos os primeiros modelos da década de 1950 serão valiosos. Uma referência particularmente digna de nota é o modelo vintage Submariner que estreou em 1958. O 5508 estreou em 1958. Não foi de forma alguma o primeiro Submariner, mas representou uma encruzilhada na história do relógio e o fim de um estilo particular de réplicas de relojes Rolex. agora famosos relógios de mergulho.

A Rolex lançou o Submariner 5508 em 1958, precedido por cerca de meia dúzia de outros modelos. Apenas cinco anos após a introdução do modelo Submariner, todos estes modelos seriam difíceis de imaginar hoje, uma vez que nos habituámos a que a Rolex produzisse o mesmo modelo há pelo menos uma década.

A empresa fez experiências com o design do Submariner na década de 1950, tentando encontrar o equilíbrio perfeito entre legibilidade, durabilidade e desempenho para produzir o melhor relógio de mergulho. O objetivo não era criar o relógio desportivo mais luxuoso do mundo, mas sim uma busca para criar o relógio-ferramenta mais fiável para mergulhadores subaquáticos.

Os primeiros modelos Submariner da década de 1950 variavam em termos de resistência à água, detalhes do mostrador e tamanho da coroa. Antes do 5508, existiam incongruências nos mostradores do Submariner. Alguns mostradores tinham marcadores de horas – semelhantes aos dos Submariners contemporâneos – enquanto outros tinham mostradores do tipo Explorer com 3, 6 e 9 indicadores. Muitos colecionadores dividem estes submarinos antigos dos anos 50 em grupos de “coroa grande” e “coroa pequena”.

O Submarinista ref. 5508 é uma variedade de “coroa pequena”, apresentando uma coroa de 6 mm (para comparação, os submarinos de “coroa grande” incluem uma coroa de 8 mm) e uma caixa ligeiramente mais fina. A Rolex produziu o Submariner 5508 até 1962, e o seu ciclo de produção sobrepôs-se ao de outros modelos, como o Submariner 6538, 5510 e 5512.
Outra característica clássica do 5508 é a sua classificação de profundidade. O primeiro submarinista (referência 6204) tinha uma resistência à água de 100 metros, e a maioria dos submarinistas da década de 1950 também tinha uma classificação de profundidade de 100 metros (alguns ostentavam 200 metros). O Reference 5508 foi o último submarinista a ter uma resistência à água de 100 metros, uma vez que os produtos de referência subsequentes tinham classificações de profundidade de 200 metros ou mais.

Uma mudança notável que ocorreu durante a produção do Submariner 5508 foi a evolução da mira. As primeiras versões tinham um triângulo vermelho na luneta (na posição zero), semelhante ao Submariner 6538 anterior. no entanto, a Rolex réplicas acabou por mudá-lo para um triângulo prateado, tal como fizeram os exemplos posteriores. Independentemente da cor do triângulo, todos os bezels do Submariner 5508 incluem um hash durante os primeiros 15 minutos, com marcadores (alternando números e palitos) a cada cinco minutos a partir daí. Ao contrário dos Submariners modernos que possuem molduras unidirecionais (para maior segurança), a moldura vintage 5508 gira em ambas as direções.

A alimentar a referência 5508 está o movimento automático de alavanca niquelada Calibre 1530 com 25 rubis e balanço monometálico compensado. Tanto este movimento como o seu antecessor (Calibre 1030) são conhecidos como “movimentos borboleta” devido à forma dos seus rotores. No entanto, o Calibre 1530 é mais moderno e fiável que o seu antecessor.