Embora a empresa irmã, Tudor, tenha atraído muitos seguidores por seus relógios à moda antiga, a réplica Rolex é famosa por melhorar apenas o design e nunca recriar os relógios antigos inspirados na Rolex. No entanto, apesar de não produzir nenhum relógio tradicional, a Rolex conseguiu alguns recursos sutis de design vintage para outros relógios muito modernos que eles fazem hoje.
O mais aparente entre os vários elementos de design vintage é a linha vermelha do texto no mostrador da nova referência 126600 da Rolex Sea-Dweller. Um retrocesso óbvio aos primeiros relógios Submariner e Sea-Dweller da Rolex, cujos nomes respectivos foram impressos em letras vermelhas no mostrador. superfícies de seus mostradores em preto fosco, a linha vermelha de texto no mostrador do novo Sea-Dweller 126600 é um elemento de design inconfundivelmente inspirado em vintage, que a Rolex reciclou e reintroduziu em um relógio de mergulho de luxo, muito moderno e tecnologicamente avançado. .
Como a linha vermelha no mostrador do último Sea-Dweller, a ponta de flecha laranja brilhante de 24 horas no último Rolex Explorer II é um elemento de design emprestado diretamente do relógio original de 1971. Por várias décadas, esse estilo de ponteiro de 24 horas esteve totalmente ausente do catálogo de relógios Rolex, durante o qual o Explorer II compartilhou um design de ponteiro de 24 horas com a linha de relógios GMT-Master II da Rolex.
No entanto, em 2011, em seu aniversário de 40 anos, a linha Explorer II recebeu uma mudança completa, por dentro e por fora. Embora a grande maioria do novo Explorer II seja totalmente diferente da versão original e a classifique como um relógio indiscutivelmente moderno, o grande ponteiro de 24 horas em cor laranja e em forma de seta é esteticamente quase idêntico ao do mostrador. versão original do Explorer II do início dos anos 70.
Uma parte importante do fascínio do falso Rolex GMT-Master II 126710BLRO está enraizada em seus elementos de design de inspiração vintage, como o vermelho e azul, a pastilha “Pepsi” em vermelho e azul e a pulseira em estilo jubileu. Os primeiros relógios Rolex GMT-Master, de meados da década de 1950, eram feitos de aço inoxidável e equipados com inserções de bisel meio vermelhas e meio azuis; no entanto, desde a introdução dos painéis Cerachrom, as pastilhas “Pepsi” semi-vermelhas e meio-azuis estavam disponíveis apenas na versão em ouro branco de 18k do GMT-Master II da Rolex.
Além disso, o novo painel preto Cerachrom é uma reminiscência dos painéis pretos de acrílico que foram montados em algumas referências vintage do cronógrafo Daytona fabricadas nas décadas de 1960 e 1970. Embora os dois materiais sejam muito diferentes de várias maneiras diferentes, o painel preto Cerachrom no novo 116500 Daytona é o equivalente contemporâneo do painel preto acrílico que pode ser encontrado em várias referências vintage Rolex Daytona altamente desejáveis .
Na maioria dos casos, as réplicas Rolex continuam pressionando seus designs à medida que continuam refinando e refinando seus relógios. No entanto, eles ocasionalmente pegaram emprestados pequenos elementos de design de alguns relógios antigos e os aplicaram à versão mais recente do relógio em evolução. Às vezes, esses elementos de design são imaginados ou modernizados para refletir o progresso e a melhoria dos materiais e tecnologias existentes.