Você pode pensar que a indústria de leilões de relógios atingiu um gargalo na atual crise do coronavírus, com salas de leilão em todo o mundo onde ninguém pergunta. Não é bem assim, disse o chefe mundial de relógios da Sotheby’s, Sam Hines, à WatchPro hoje. Existem algumas pechinchas a serem obtidas com cautela no mercado, mas também há fortes resultados de leilões online recentes em Nova York e Genebra.
O escritório da Sotheby’s em Hong Kong, onde a pandemia foi controlada e o escritório do leiloeiro foi reaberto, lançou uma nova série de leilões online semanais hoje com uma venda focada em relógios Rolex e Audemars Piguet falsos.
O leilão semanal online não substituirá o calendário de leilões atual, mas fornecerá uma maneira mais frequente e simples para vendedores e compradores negociarem relógios.
“Cada venda semanal terá uma lista menor e mais organizada de réplicas de relógios. Em escalas maiores, pode levar meses para reunir os lotes, mas com esses leilões, isso pode ser feito em apenas algumas semanas. Isso significa que as pessoas podem tenha mais confiança em relação às flutuações de preço, já que os relógios chegam ao mercado mais rapidamente “, explica o Sr. Hines.
Até agora, há poucas evidências de que os preços estão diminuindo. Uma venda da Sotheby’s em Nova York, ocorrida de 4 a 11 de março, viu 94% dos relógios vendidos por preços acima de seus preços de reserva e quase a metade vendidos acima de suas estimativas.
A liquidação desta semana tem 19 relógios no bloco: 14 peças Rolex e cinco Audemars Piguet. Oito dos relógios já atingiram seus preços de reserva nas primeiras horas da abertura do leilão online, diz Hines.
A venda da próxima semana, que começa quando a réplicas Rolex e do Audemars Piguet termina em 8 de abril, será dedicada aos relógios Patek Philippe, e Hines revelou que haverá um grande número de modelos Nautilus e Aquanaut à venda.
Há dois anos, a Sotheby’s, que tem 276 anos de história, realizou seu primeiro leilão apenas online. Haines espera que a mudança tenha um efeito cascata em todo o setor. Ele explica que o leilão de relógios é uma porta de entrada para as pessoas que entram no mundo dos leilões terem sua primeira experiência. Essas pessoas poderiam mais tarde se tornar licitantes para enormes leilões de arte e outros ativos.