12No final dos anos 1990, agora um conhecido fotógrafo trabalhando em grandes campanhas publicitárias, o menino indiano que aprendera que os objetos materiais não tinham sentido de repente ficou curioso sobre relógios. “Antes disso, eu só tinha um Timex – uma vez, comprei um TAG Chrono de quartzo”, diz ele.” Agora me interessei pela ciência dos relógios – como eles fazem movimentos, por que um é mais interessante que o outro. Comecei a perceber que os relógios não servem apenas para contar as horas.”
Então começou, com a compra. Vadoukour estava em outra grande filmagem em St. Barts para um cliente de publicidade que queria um bom relógio e o convidou para vir.” Tudo bem”, diz ele, “mas não estou comprando nada.” Mais tarde naquela tarde, ele saiu da loja com três replicas de relogios famosos. Dois Jaeger-LeCoultre e um IWC. “Você está feliz com o que comprou?” O estilista da sessão de fotos perguntou. “Não!” Vadoukour respondeu: “Não me sinto confortável.” Ele tem gêmeos em casa e parece irresponsável gastar US $ 50.000. “Bem, então você terá que trabalhar mais”, brincou o estilista. “Foi o que fiz”, diz ele agora.
Ele também começou a frequentar periodicamente o Cellini’s no centro de Manhattan. Foi lá que ele conheceu o Lange’s – que data de 1845, foi interrompido por décadas pela Segunda Guerra Mundial e finalmente restabelecido em 1990. Ele comprou dois: um Lange 1 (“uma peça arquitetônica soberba”) e um platina Sax-O-Mat, que mais tarde ele perdeu em um táxi. “Não importa”, diz ele, agora que a dor em sua voz diminuiu um pouco. “É por isso que você tem seguro!”
Graham Chronograph Rattrapante Foudroyante
Um homem com um relógio Graham no pulso
Vadoukour começou a trocar relógios copiasderelogios.com outros fanáticos, como o colecionador Ed Razek, que o contratou para filmar alguns comerciais da Victoria’s Secret – com Heidi Klum, Stephanie Seymour e Letitia Casta. “Gosto de Graham por causa de sua herança britânica”, disse Vadoukour. Seu homônimo supostamente inventou o primeiro relógio navegável.” Eu só tenho relógios suíços ou alemães. Mas Ed disse: ‘Você é muito jovem para usá-lo.’ Ele estava certo – mas eu troquei com ele um relógio Jaeger-LeCoultre de qualquer maneira.”
Vinte anos depois, ele agora se sente qualificado para usar uma fera tão sofisticada.” Você tem que ser maduro para usar certos relógios. Há certos relógios que você não deveria usar. Como um fotógrafo de 25 anos, eu ficaria ridículo usando um Lange 1. Mas como um Silver Fox” – ele faz uma pausa e ri para si mesmo – “quando coloquei este relógio King Kong meu pulso magro e ossudo, parece bom!”